Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Realidade que incomoda e conforta

Mínimas, insistentemente floram

"Que minha palavra não seja mais que a minha vida,
 que nossa palavra seja a verdade do testemunho"
Pedro Casaldáliga

São inúmeras as razões que levam alguém a ocupar um espaço nesse universo quase infinito chamado internet. Quanto a mim, inauguro este blog movido pelo desejo de expressar, virtualmente, as impressões sentidas pelo choque da realidade que me circunda com a interioridade que me sustenta.
Místico por natureza, não consigo captar nenhum aspecto da vida a não ser pelo filtro da espiritualidade. E me incomoda perceber que predomina na maioria dos corações e mentes um sentimento imediatista e relativizante que aprisiona o ser humano num aparente impasse, onde só existem duas saídas:
 -Ou se esconde na pseudo-lucidez sombria de um racionalismo egocêntrico, niilista e deprimente, que aposta na ciência como a última e única fonte de respostas a todos os grandes questionamentos e impasses da existência;
-Ou se entrega à hipotética segurança frágil de uma crendice massificante, supersticiosa e imediatista, que se assenta na promessa mercantilista de todo tipo de milagres, da prosperidade fácil e soluções mágicas dos seus problemas.
Porém, em vários cantos do mundo há sinais de saudável otimismo e fé estimulante. São pessoas que, sozinhas ou em pequenos grupos, vão além das instituições caducas, dos modismos religiosos e do cientificismo materialista para integrarem, num todo harmônico e equilibrado, as várias faces da experiência e do conhecimento humanos. De posse dessa maneira holística de ver e examinar a realidade, estão construindo uma nova civilização.
E para estas e estes protagonistas, parturientes e parteiros dessa nova época, é que dou sempre as boas a este espaço e à minha vida. Essas esperanças mínimas, que insistentemente floram, aqui têm abrigo e aconchego. Que, juntos, a gente consiga ser uma faísca que pode incendiar, de novo, os corações e unir os passos na claridade desse caminho.
Goiânia, fevereiro/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, acrescente seu comentário que publicaremos desde que não contenha termos ofensivos ou contrários aos princípios da boa educação e inteligência.