Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Breves e profundas

ESTILO BOTA E ESPORA

Chantagem parlamentar não é novidade na atuação da bancada ruralista e foi experimentada por todos os governos. Em investida recente contra os direitos indígenas, a bancada fez convocação arbitrária de ministros e obstrução de votações de interesse do governo para paralisar a demarcação de terras e reivindicar medidas de restrição de direitos emanadas do Executivo. Nesse contexto, pela terceira vez em 2013, o presidente da Câmara, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) acolheu a pressão dos ruralistas e abençoou a comissão que analisará a  PEC 215, sabendo estar reiterando uma declaração de guerra contra os índios.


ESQUERDA DOLARIZADA

Em toda a América Latina, o paradigma é o mesmo: produzir para avançar. Até bem pouco tempo a esquerda era uma pedra incômoda no sapato do capital. Hoje a esquerda precisa do auxílio do capital para sua política de governo. “Não fomos capazes de realizar qualquer reforma estrutural que negasse a lógica do capital no processo de desenvolvimento da América Latina, ao contrário, entramos na última moda da Quinta Avenida de Nova York, o neo-desenvolvimentismo”. O comentário é do ativista social João Paulo Medeiros, professor UERN em Mossoró, integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, acrescente seu comentário que publicaremos desde que não contenha termos ofensivos ou contrários aos princípios da boa educação e inteligência.