Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

INDÍGENAS EM PÂNICO

Comunidades indígenas, principal-mente as do Mato Grosso do Sul, se dizem de luto, mas atentas. Pois, com  mordomia, churrasco, cerveja gelada, presença e discursos de senadores da República, deputados federais e estaduais, acabou acontecendo, sábado passado, o polêmico ‘Leilão da Resistência’ promovido por pecuaristas do Mato Grosso do Sul para arrecadar recursos para financiar ações contra retomadas de áreas indígenas.
A estrela da abertura foi o deputado federal goiano, Ronaldo Caiado (DEM) que ao falar aos presentes disse que o leilão era “a resistência democrática que o Mato Grosso do Sul levantava naquele momento”. “Chega de desrespeito ao cidadão que faz e que produz”, bradou Caiado seguido dos aplausos entusiasmado dos presentes. Foram ouvidos, inclusive gritos de “Caiado presidente” e “Já ganhou” no meio do público e do palanque. O parlamentar goiano falou da possível realização de um leilão similar também no seu estado, no Mato Grosso e Tocantins.
O evento arrecadou R$ 640,5 mil com o arremate dos lotes de animais e cereais, segundo o diretor da Leiloboi, Carlos Guaritá. E, por decisão da Justiça, esse dinheiro deverá ser depositado em juízo e liberado somente ao final de processo protocolado pelas comunidades indígenas. A Funai e o advogado que representa os indígenas, Luiz Henrique Eloy, ainda não se manifestaram a respeito do resultado do leilão que tentaram, de todas as formas impedir.
Índios, Funai e ONGs ambientalistas e religiosas ligadas à causa indígena acreditam que o dinheiro será destinado à criação de milícias armadas para atacar as reservas e impedir a retomada das terras dos índios invadidas por grandes empresas agropecuárias. o presidente da Associação dos Criadores do estado (Acrissul), Francisco Maia, não desmente as acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, acrescente seu comentário que publicaremos desde que não contenha termos ofensivos ou contrários aos princípios da boa educação e inteligência.