Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

Frases para pensar


Solidariedade goiana
“Dom Tomás Balduíno (foto), da ala progressista da igreja brasileira, era aguardado ontem em Caracas, na Venezuela, para as homenagens póstumas a Hugo Chávez. Um problema de saúde o impediu de embarcar. Além dele, o cantor Chico César e o ex-governador Olívio Dutra, do Rio Grande do Sul, estavam sendo esperados” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

Temor justificado
“Eu temia outro (Papa). A escolha significa mudança na pessoa do Papa. Evidentemente, o Papa sozinho não é a Igreja, mas é responsabilidade de todos” – Pedro Casaldàliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia – MT – O Globo, 15-03-2013.

Consciência papal
"A Igreja fez menos que deveria para proteger as vítimas da ditadura. Mas só a consciência do novo papa pode dizer onde ele falhou” – Renato Simões, secretário de Movimentos Populares do PT, sobre a conduta de Jorge Mario Bergoglio ante o governo militar na Argentina – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

Além da cúria
“Ficou claro que os cardeais foram buscar uma alternativa fora dos grupos de poder” – Marco Politi, jornalista – O Estado de S. Paulo, 15-03-2013.

Ao pé do ouvido
“Além de participar da posse do papa Francisco, na terça-feira, Dilma terá encontro reservado com o pontífice na véspera. Ela deve estar acompanhada de Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). A presidente deve tratar sobre a vinda do argentino à Jornada da Juventude, em julho, no Rio” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

Polêmica
“Escolhido para relatar o documento final da 5ª Conferência dos Bispos Latino-Americanos, de 2007, em Aparecida, Jorge Mario Bergoglio enfrentou polêmica na conclusão do texto, que propunha que a Igreja Católica fosse "ao encontro do povo" –Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

“Opus Dei, to fora”
“Além do embate que o então cardeal de Buenos Aires travou com a ala ligada à prelazia conservadora Opus Dei, o manifesto passou por modificações após a aprovação. Atribuídas nos bastidores ao Vaticano, as emendas alvejaram as Comunidades Eclesiais de Base, pilar dos progressistas” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

Simplicidade anacrônica
“Ele (Papa Francisco) nunca teve celular. Não sabe usar computador. Em novembro de 2011, me disse: quando deixar (a arquidiocese) vou estudar computação” – Virginia Bonard, que conhece Bergoglio, pois colabora com a arquidiocese e trabalha para publicações religiosas – O Globo, 15-03-2013.

Pesos e medidas
 “O que a presidente faz? Ela trabalha com meia dúzia de ministérios realmente chave. O resto é um processo que anda com delegações de menos peso” – Jorge Gerdau, empresário, presidente da Câmara de Políticas de Gestão da Presidência – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

No muro, como sempre
"Não teria sentido integrar o governo agora. Vamos manter nossa independência, mas apoiando o governo em tudo que for bom para o país" – Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo – PSD – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

"Eu disse a ela (Dilma Rousseff), e a presidente compreendeu, que esta era uma decisão definitiva, oficial, e que reflete o desejo majoritário no partido" – Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo – PSD – Folha de S. Paulo, 15-03-2013.

Tadinho dele!
“Roubaram minha vaca leiteira. De uma vez perdi um terço do meu rebanho de três vacas...” – Gilberto Carvalho, ministro – Folha S. Paulo, 15-03-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, acrescente seu comentário que publicaremos desde que não contenha termos ofensivos ou contrários aos princípios da boa educação e inteligência.